A ida regular ao optometrista é recomendada em qualquer idade, especialmente por quando apresenta alguma alteração na visão.
Mas, a partir dos 40 anos, pode ser necessário que as visitas se tornem mais frequentes. Nessa faixa etária é comum o aparecimento da presbiopia, mais conhecida como vista cansada. Com ela, a pessoa passa a ter dificuldades com objetos a curta distância.
Exames que medem a pressão dos olhos são também fundamentais em indivíduos que chegaram aos 40 anos para identificar problemas de visão, como o glaucoma.
Após os 50 anos podem aparecer outras doenças oculares, como:
- a catarata, que torna a visão opaca;
- e a degeneração macular, uma lesão na área da retina, membrana localizada no interior dos olhos, na qual se formam as imagens.
Também deve frequentar o médico optometrista com regularidade quem possui diabetes e hipertensão, pois a falta de acompanhamento pode levar a complicações oculares por retinopatia diabética ou hipertensiva, em que ocorrem lesões situadas na retina.
Independente de sentir ou não algum desconforto visual, agora você já sabe quando é fundamental consultar o optometrista.
Cuide da saúde dos seus olhos!